O Que São Remakes e Remasters?

O Que São Remakes e Remasters?

A indústria de jogos está em constante evolução, e com essa progressão, surgem novas maneiras de reviver os clássicos. Remakes e Remasters são duas metodologias que permitem aos jogadores desfrutar de jogos antigos sob uma nova luz. Mas quais são as diferenças entre esses dois processos?

Remakes: Reimaginando Clássicos

Os remakes são versões integralmente recriadas de jogos já existentes, reconstruídos do zero com o auxílio das tecnologias atuais e capacidades gráficas avançadas. Essa abordagem frequentemente incorpora melhorias na jogabilidade, interface do usuário e trilha sonora, além dos gráficos.

Os remakes podem também introduzir novos elementos narrativos ou mecânicas de jogo para atualizar a experiência original, atraindo os veteranos e novatos, numa visão positiva, pois tais coisas na mecânica podem desinteressar os antigos na franquia.

Exemplo Emblemático: “Resident Evil 2”

 

Um exemplo proeminente é o remake de “Resident Evil 2”. Originalmente lançado em 1998 e refeito em 2019, o jogo não apenas recebeu uma atualização gráfica para os padrões modernos, mas também teve sua jogabilidade alterada de uma perspectiva fixa para uma câmera sobre o ombro, revitalizando a experiência para a audiência contemporânea.

Shadow of the Colossus:  Refeito para o PlayStation 4 em 2018, também é um exemplo de Remake originalmente lançado para o PlayStation 2 em 2005, este jogo foi completamente.

Esses remakes são uma das formas de preservar a história dos videogames, permitindo que novas gerações de desfrutem dos títulos icônicos. Além disso, eles também podem expandir o universo do jogo com novas histórias e perspectivas.

Remasters: “Elevando o Original”

Os remasters são versões aprimoradas do jogo original que focam principalmente em melhorias técnicas, como resolução e taxa de quadros. Eles preservam a jogabilidade e o conteúdo originais, mas com gráficos melhorados para se adaptarem às resoluções de tela mais recentes e sistemas mais avançados.

Exemplo Notório: “Dark Souls: Remastered”

   

“Dark Souls: Remastered” elevou a taxa de quadros e a resolução do título de 2011, mantendo intacta a jogabilidade pela qual o jogo é renomado.

Skyrim Special Edition:  Também é outro exemplo de remaster uma versão atualizada do clássico RPG de 2011 com gráficos melhorados e suporte a mods no console.

Halo: The Master Chief Collection: Uma coleção que inclui remasters dos primeiros quatro jogos da série Halo, com gráficos aprimorados e jogabilidade adaptada para consoles modernos disponível para PC e Consoles Xbox.

Nesses remasters seus jogos favoritos trazem melhoria para novas plataformas sem alterar a experiência original do jogo.

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O Impacto dos Remakes e Remasters na Indústria

A prática de desenvolver remakes e remasters se tornou mais frequente à medida que a indústria amadureceu. Muitos títulos são clássicos e possuem status, trazendo o desejo de preservar-los para novas gerações que não tem a oportunidade de vivenciá-los em seus lançamentos.

Mantendo Franquias na Vanguarda

Além disso, remakes e remasters atuam como uma estratégia para manter franquias relevantes enquanto novos títulos estão sendo desenvolvidos. Eles reintroduzem personagens e universos aos jogadores, mantendo assim o interesse pela série.

As estratégias das empresas de jogos ao decidir criar remakes e remasters geralmente envolvem vários fatores, como:

Nostalgia: Aproveitar a nostalgia dos jogadores pelos títulos clássicos pode ser um grande motivador para o desenvolvimento de remakes e remasters. Isso pode atrair tanto os jogadores antigos quanto os novos que podem ter ouvido falar do jogo mas nunca tiveram a chance de jogá-lo.

Tecnologia: Todavia, com o avanço da tecnologia, as empresas podem melhorar significativamente a qualidade gráfica e de áudio dos jogos antigos, tornando-os mais atraentes para o mercado atual.

Expansão de Franquia: Remakes e remasters podem servir como uma forma de reintroduzir uma franquia para preparar o terreno para futuros lançamentos ou expandir o universo do jogo.

Acessibilidade: Acessíveis em plataformas modernas, os jogos antigos são outra razão para criar remasters e remakes, permitindo que novas audiências experimentem jogos que de outra forma poderiam ser inacessíveis devido à obsolescência do hardware.

Risco Financeiro: No entanto, com o consequente dinheiro que gira na indústria dos jogos, desenvolver um remake ou remaster pode ser menos arriscado financeiramente do que criar um jogo totalmente novo, já que o jogo original provavelmente já tem uma base de fãs estabelecida.

Feedback dos Fãs: As empresas, muitas vezes, levam em consideração o feedback dos fãs e o interesse demonstrado em fóruns e redes sociais para decidir quais jogos devem receber tratamento de remakes ou remasters.

Conclusão

Em suma, remakes e remasters ocupam posições significativas na indústria dos jogos. Ambos, então, oferecem para os entusiastas várias maneiras distintas de reviver e descobrir jogos clássicos, pode ser por meio de uma experiência completamente renovada ou uma versão tecnicamente refinada do original.